Foto: Marcelo Oliveira/Prefeitura
Na tarde desta quarta-feira (19), integrantes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), representantes da prefeitura de Santa Maria e do legislativo se reuniram no gabinete do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para discutir o pagamento do piso salarial dos professores.
A expectativa é de que com o fechamento do quadrimestre, em 31 de agosto, a prefeitura anuncie a forma e o prazo para o pagamento do reajuste de 14,95% ao magistério municipal.
— Com o limite prudencial precisamos esperar o quadrimestre terminar para que possamos falar com vocês sobre índices. Qualquer coisa que eu disser agora é irresponsabilidade. Tudo precisa ser muito bem avaliado e estudado antes de afirmarmos ou assinarmos compromisso com a categoria. A partir de 31 de agosto deste ano, vamos poder avaliar a situação financeira de novo para dizer a vocês como será pago — pontuou Pozzobom.
A reivindicação do Sinprosm é de 14,95%, índice de reajuste do piso nacional da categoria. Conforme o sindicato, a diferença do primeiro nível da carreira do magistério municipal ao piso nacional atualmente é de 60%.
— Insistimos para que houvesse clareza, o que incomodou o prefeito. Apenas conversa não interessa, precisamos de compromisso. De agora em diante, temos uma categoria que vai lembrá-lo permanentemente do que ficou acordado. Estamos em estado de greve e mobilizados para continuar na luta — afirma a coordenadora de Organização e Patrimônio do Sinprosm, Juliana Moreira.
Estado de greve
A categoria permanece em estado de greve, e existem ações previstas para o período. No próximo dia 31 de julho, data marcada para o retorno às aulas após o recesso, será mais um dia de mobilização.